Sapatos: cores, recortes, peles, fivelas…

Ah, as tendências. Elas vão, voltam e nos enlouquecem a cada troca de coleção. Pra mim, a mais perigosa é a de acessórios. Pensamos “só mais esta bolsa” ou “só este sapatinho pra combinar com aquela saia” e quando menos se espera, lá está o seu armário abarrotado. Porque claro, a gente sempre acha que as tendências voltarão e enquanto isso a sua bota branca da Guaraná Brasil dos anos 90 (viva as Spice Girls!) ainda está lá, olhando pra você e dizendo “I’ll be back”.

Pois bem, crie espaço no seu armário. Cá estão as tendências de calçados femininos para o Inverno de 2011 ou seja, pra hoje.

Botas

Pense em todos os modelos de botas relacionadas à trabalho pesado (construção, exercito, etc) e esportes de aventura. É dali que vieram as principais inspirações para esta estação. Agora adicione também saltos altos e emborrachados, cadarços e fivelas à receita.

Brogues x Oxfords

Ambos estão em alta, mas antes vamos explicar porque eles são primos e não irmãos gêmeos. O oxford tem o recorte no bico e também no cadarço, é de linhas limpas, o irmão certinho. Já o brogue é o irmão revoltado. A biqueira tem o recorte em M invertido e é cheio de furinhos e desenhos.

Os Brogues mais queridinhos são aqueles com a sola bem pesada, vide o exemplo da Prada (último modelo da esquerda) ou estilo jazz, tradicional branco & preto, como do look abaixo. Já os oxfords são mais delicados, de materiais lisos ou leves texturas, vale até laço de cetim no lugar do cadarço.

Sapatilhas

A linha ballet segue fazendo sucesso, com cores pasteis e lacinhos. Porém as mais legais são as que refletem as outras tendências: estampas animais, brilhos e cores fortes. Resumindo: vale tudo!

Cortes & Recortes

O laser fez maravilhas para a industria de calçados, recortes antes impossíveis se tornaram realidade. Efeitos rendados e geometricos agregam um valor visual enorme ao look. Mas não só de laser vive esse efeito, modelagens e cortes diferentes também valem!

Pelos e Peles

É literalmente o escândalo do Inverno e não é pra qualquer uma. Não precisa ser de verdade e acrescenta uma novidade no visual. Cuidado para não pesar demais com outras peças, estes calçados falam por si só.

Cores

Como a Marina disse aqui: muitas cores! Perfeito para animar o look total black que insistimos em usar nos dias frios.

E ainda tem mais…

- Tecidos que parecem tapeçaria
- Saltos agulha de metal
- Peles exóticas como onça e zebra
- Efeito de desgastado, usado
- Franjas, como as de um mocassim clássico
- Color-blocking (mistura de cores sólidas, criando blocos de cor)

Com tantas opções, nos queremos saber: com quais destas tendências você se identifica mais? E na prática, qual delas você está usando ou vai comprar com certeza?

Comentários: