7 curiosidades sobre a primeira calça jeans do mundo – Levi’s 501

1) Criada em 1873 por um imigrante alemão e um imigrante judeu, a primeira calça jeans do mundo foi desenvolvida pra resolver o problema dos trabalhadores americanos que sempre ficavam pelados nas fábricas por conta da baixa resistência das roupas, que  rasgavam nos lugares mais inapropriados.

2) A grande inovação do Sr. Strauss e do seu sócio Jacob não foi o “jeans”, que já era um tecido usado em roupas antes disso, mas sim a utilização de rebites que garantiam calças mais resistentes e duráveis, ideais pra quem trabalhava no campo, em minas ou em fábricas.

primeira-calça-jeans-levis-501

Uma das primeiras Levi’s 501.

3) Foi na década de 50 que o jeans virou um ícone da moda, popularizado pelo James ai-meu-deus-que-homem-maravilhoso Dean no filme “Rebelde sem Causa”. A partir daí a peça ficou proibida de entrar em restaurantes, teatros e escolas. A proibição, obviamente, só ajudou a vender mais e mais calças. Os adolescentes e toda a turma da contra-cultura curtiram muito a ideia.

4) Além de criar a primeira calça jeans do mundo, a Levi’s também foi a primeira marca a vender calças jeans “pré-encolhidas”. Antes disso você tinha que comprar a calça levando em consideração que ela iria realmente encolher (e encolhia muito!). Péssima notícia pra qualquer mulher que sonhava em caber numa 36 e tinha que comprar uma 44.

primeira-calça-jeans-levis-501

“Se eu visto 42… melhor levar a 48.” Camila, claramente confusa.

5) O “Azul Indigo” que dá a cor característica das calças jeans foi um dos primeiros pigmentos a serem utilizados pra colorir tecidos. Na época ele era extraído de plantas, mas depois que a Levi’s criou a calça jeans e pintou a belezura de azul a indústria teve que acompanhar o processo e conseguiram desenvolver uma forma sintética de fabricação.

6) No desenho enviado pra patentear a 501 quem segurava a inchada e pousava como modelo era uma mulher (ou um cara bem feminino).

primeira-calça-jeans-levis-501

Homem ou mulher, o que importa é que esse lencinho no pescoço não ornou.

7) Esse ano a Levi’s comemora os 140 anos do super ícone 501 e convidou a gente pra uma festa no rooftop da sua sede aqui em São Paulo. Com cerveja Duff, mini-burgers deliciosos do PJ Clarkes e um bando de gente legal, a festinha tinha uma banca de costumização de roupas onde a Verônica transformou a calça dela em um short incrível. Foi lá que a gente tirou essas fotos que ilustram o post, você pode ver outras clicando aqui.

primeira-calça-jeans-levis-501

“Faça amor com a câmera, Camila.”

primeira-calça-jeans-levis-501

Verônica exibindo seu mojo.

E aqui, com seu shortinho andando de skate no parque.

Fontes:

Wikipedia: Jeans // Levi Strauss Co. //  Levi Strauss // Indigo Dye // Denim //Google Patentshttp://levis501.com/Abduzeedo

 

Comentários:

  • http://flavors.me/veronicagunther Veronica Gunther

    Interage com a calça, Camila! ♥

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=646098246 Camila Gadelha

      Hahaha, super interagi. O que uma cervejinha não faz…

      • http://flavors.me/veronicagunther Veronica Gunther

        hahahaha esse video não vale como “andando de skate”