Mitos e verdades: unhas de acrílico

Sempre tive unhas curtinhas e fracas, daquelas que lascam por qualquer coisa. Ultimamente a coisa ficou ainda pior por conta de um remédio que tô tomando, ele enfraquece as unhas, cabelos e deixa a pele um lixo.

Eu nem ligava muito pra isso, até começar a apresentar um programa diário e TER que ficar com as unhas lindas constantemente. Comecei indo ao salão toda semana, fazia com a manicure e tal, ficavam bonitinhas e… Depois de de 2 ou 3 dias as malditas já estavam lá todas lascadas e com o esmalte saindo. E, vejam bem, eu não sou lá a melhor das donas de casa, não lavo muita louça, muito menos roupa. Então ficava injuriada de pagar caro para o esmalte ficar todo podre em tão pouco tempo.

Foi aí que lembrei de uma coisa milagrosa. Ano passado estava na California e fui fazer as unhas num salão de chinesas: eu não entendia nada do que elas diziam, elas menos ainda do que eu estava pedindo. Fui fazer a mão normal e acabei saindo de lá com belas unhas de acrílico.

Decidi procurar um salão que fizesse o mesmo aqui no Brasil. Estava nessa busca, quando lembrei do Empório das Unhas, uma espécie de escola para quem quer ser técnico em unhas, que tem um salãozinho no segundo andar. Marquei horário e lá fui eu toda feliz aplicar as tais unhas de acrílico. Agora vou contar tudo pra vocês:

1. Para começar, a manicure tira todo e qualquer esmalte que você estiver usando, depois lixa suas unhas por cima para tirar toda a queratina (não entendi direito porque, mas acho que fixa melhor).

2. Ela passa esse primer, para ajudar na fixação.

3. Ela coloca um molde de papel no seu dedo, esse que está aí no mindinho. Não tinha entendido nada, até chegar no passo 4…

4. O molde serve como base para ela “fazer” a sua unha. Digo “fazer”, assim entre aspas, porque ela literalmente cria uma nova unha em cima da sua. É tipo uma aula de química: esse pozinho e o líquido aí no passo 3 servem para fazer o acrílico.

5. Ela aplica na ponta e vai espalhando por toda a unha. Dá pra ficar de qualquer tamanho, o melhor é deixar grandona para depois lixar até o tamanho que você quiser.

6 e 7. Ela vai repetir o processo em todas as unhas. Você fica que nem aquelas crianças que brincam de unha de papel alumínio com esses moldes em todos os dedos…

8. Tá quase pronto…

9. Agora é só ir dentro desse negócio (que eu esqueci o nome), para secar o acrílico.

E pronto! Depois de secas, você pode pintar do jeito que quiser, como uma unha normal. Mas se liguem nas respostas abaixo.

Quanto tempo dura?
A moça me disse que dura até 3 meses, com necessidade de fazer pelo menos 2 sessões de manutenção, para ajustar a base da unha. A manicure me disse que também não é legal ficar mais de 6 meses com as unhas (no caso de você querer repetir o processo), as unhas de verdade precisam respirar.

Posso trocar o esmalte?
Pode sim, só não é legal usar acetona para tirar porque ela pode “dissolver” o acrílico. Use óleo de banana ou removedor sem acetona. O legal é que o esmalte não lasca e dura uns 10/15 dias. (Esse que estou usando na foto é o Russian Navy, da OPI)

Além da acetona, tem alguma coisa que não pode fazer?
Não pode cortar as unhas ou elas quebram, se quiser diminuir, é só lixar. Também não é legal ficar cutucando com espátula e alicate, pode criar uns buraquinhos e infiltrar a unha.

Estraga as unhas de verdade?
Estraga pra caramba. Quando você tirar vai ver que elas vão estar que nem um pepelzinho. Depois só tomando aquelas vitaminas pra unhas. A minha demorou uns 3 meses pra voltar ao normal.

Quanto custa?
R$165, o que é bem justo se você fizer as contas (pago R$20 por semana numa manicure normal).

Onde você fez?
Empório das Unhas
Praça Carlos Gomes, 182 – Liberdade – São Paulo
(11) 5041-4619

Algo mais que eu precise saber?
Sim, esse tipo de unha não dá fungo como as antigas unhas de porcelana por causa de alguma mudança na fórmula. Então pode fazer sem medo. É legal também para quem rói unha: fica uma camada grossa de acrílico e não dá pra roer de jeito nenhum.

Se você for agendar no Empório das Unhas, prepare-se para esperar. Eles estão com poucos técnicos e demorei 3 semanas para conseguir marcar. Ah, e vá com tempo, a aplicação durou 2 horas.

Faltou alguma coisa? Sinta-se à vontade pra perguntar nos comentários!

Beijos,

Comentários: