Dra. Marcela responde: como tratar a dermatite?

Dra. Marcela, gostaria de um post explicativo sobre dermatite, suas causas (principalmente a de contato e por stress) e produtos e medidas que solucionem o problema. Gracias :)

Luciana, as dermatites são inflamações da pele, como eczemas, e podem ocorrer por diversas causas, por exemplo, contato com metais, que é muito comum entre as mulheres (infelizmente, pois as bijuterias são tão lindas…). As pessoas não se curam dessa alergia a metais, muito pelo contrário, podem piorar se insistirem no uso. Então, a melhor solução é usar cremes ou pomadas a base de corticóides para sair da crise. Mas esse medicamento deve ser prescrito pelo médico, dependendo do tipo e local da lesão, e além disso a pessoa deve evitar o contato com o que estiver causando a dermatite. Os causadores mais comuns são metais, detergentes e cosméticos.

Quanto a dermatite por stress, eu imagino que você esteja se referindo a dermatite seborréica, que é a famosa caspa, e pode aparecer não só no couro cabeludo, como também em algumas áreas mais oleosas da face, sobrancelhas e tórax. Ela se deve ao excesso de produção sebácea no local e isso causa uma irritação na pele, que também pode ser desencadeada ou piorada com o stress. Esse também é um problema crônico,  que pode ser controlado com o uso de xampus anticaspa, sabonetes para pele oleosa com enxofre e ácido salicílico, mas pode ser necessário o uso de corticóides também. Por esse motivo, e pela necessidade de um diagnóstico correto, esses casos precisam de acompanhamento médico.

Comentários:

  • http://www.facebook.com/daluciana Luciana David

    Ai meu deus, vou ter que mandar fazer um alargador de ouro e parar com essas bijus da Renner, hahaha. Obrigada Dra :)

  • solange

    DRA. MARCELA, A DERMATITE DE CONTATO TEM CURA , COMO DEVO TRATA-LA.

  • Bruna Queiroz

    Dra Marcela queria sb se as manchas da dermatite sai ?

  • ANONIMO

    DRª Marcela me socorre,estou com uma dermatite alergica no corpo e não sei mais o que fazer,tudo que uso me da alergia,ate quando lavo meu cabelo,ja saio do chuveiro toda coçando,e de imediato preciso tomar um antialergico,mas não quero viver desta forma,me ajude a tratar.obrigado.

    • supremas

      Oi Dulci, precisaria ver para saber se tem lesão ou se é só coceira, mas uma dica é tomar banho mais morno, rapido sem bucha e com sabonete só nas areas q apresentam cheiro com axilas, genitais e pés. Saindo do banho, usar um bom hidratante para pele sensivel como Fisiogel ou Cetaphil. Se não melhorar, precisa passar por uma consulta para aprofundar as informaçãoes e ver as lesões.
      Bj

  • rafaela

    Boa tarde dra marcelai.ha filha recbeu o res.da biopsia dizendo que é dermatite linfocítica perivascular,mas a dermato disse pra eu ñ me preucupar q pode ser pitiriase liquenoide?pode me ajudar to muoto preucupada