Dra. Marcela responde: como diminuir a oleosidade da pele?

Pergunta enviada pela Isabella:

Dra. Marcela, estou tomando uma medicação que está deixando minha pele do rosto (zona T) mais oleosa do que o comum. O resultado é que os cravos do nariz se proliferaram e a testa fica brilhante, pronta para novas e não desejadas espinhas. Usarei o medicamento por mais três meses… Tem algum truque para diminuir esta oleosidade momentânea?

Algumas medicações de uso oral realmente podem modificar a oleosidade da pele, então precisamos fazer o tratamento adequado durante este período de uso. No seu caso, em que há aumento da oleosidade, é necessario a utilização de sabonetes que diminuam essa condição, como os que são a base de enxofre e àcido salicílico, por exemplo. Além dele, também é recomendado um sabonete esfoliante, já que estão aparecendo comedões (os famosos “cravos”), mas esse só deve ser utilizado uma ou duas vezes por semana. À noite, podem ser prescritos àcidos leves e/ou substâncias que diminuam a oleosidade, promovendo o conhecido efeito mate, tão desejado para quem tem a pele brilhante. Mas, esses últimos devem ser prientados por um dermatologista após a observação do grau de oleosidade e acne em que se encontra a sua pele. Para completar esse tratamento, não podemos esquecer do filtro solar para pele oleosa e também de uma boa limpeza de pele com estetecista qualificada.

Comentários:

  • Carolina Barata

    minha pele é megaoleosa e o clima de Belém não ajuda. já usei tanto o dermotivin quanto o ionax scrub e realmente, são divinos. 

  • josemary

    ja usei o dermotivin control e adorei,diferente do actine que não vi resultado algum.

  • josemary

    ja usei o dermotivin control e adorei,diferente do actine que não vi resultado algum.

  • Wyllamar Martins

    minha pele é extremamente oleosa ~mas.. não é do tipo que fica brilhando e sim so com espinhas… gostaria de saber um bom sabonete pra tirar mais a oleosidade alguém sabe…

    • karla

      bem Wyllamar Martins como esteticista eu gosto de sempre indicar o sabonete de enxofre para o controle de oleosidade e tbm ate msm para acne onde vc irá higienizar o rosto sempre de manhã e a noite e onde tem a presença de acne fazer uma espuma e colocar em cima da acne e dormir com ela, se ocorre o ressecamento, pode utilizar sabonete de assepsia ou ate msm argila cinza onde ela é altamente anti inflamatoria otimo resultado para qm em acne, para um controle da oleosidade pode usar gel creme a base de chá verde, e para qm gosta de utilizar os acidos, comprar creme a base de acido salicido um muito bom é creme azelan vende nas farmacias otimo resultado e um pouco caro mas vale muito a pena utilizar.
      OBS: primeiro vc tem q ver o motivo, o pq da acne se for hormonal primeiro vc tem q controlar, pq se ñ controlar ñ irá ver o resultado muito bom no tratamento e outra comida influencia bastante tbm então começa a observar o q vc anda ingerindo tudo bem, ñ se esqueça beber bastante agua e uso de filtro solar.
      Uma dica para peles oleosa evitar de usar produtos a base de creme sempre a base de gel creme ou ate msm gel, evitar de sempre lavar muito o rosto e de sempre usar o sabonete na hora, pois sempre q higieniza de mais vc estará estimulando a oleosidade. E sempre mantar uma limpeza de pele superficial. utilizar sabonete para o controle, para pele oleosa esfoliação acada 15 dias um gel creme hidratante ou um anti inflamatorio e filtro solar a cada 2 horas. Bom é isso espero ter ajudado. Agora so basta vc escolher um q vc ira se adaptar. bjs