Vai lá e faz: aprenda a usar arquivos torrent!

Sair por aí de tapa-olho e perna-de-pau fora do carnaval pode não ser uma boa ideia, mas você não precisa ser uma pirata para aprender a fazer download de arquivos usando torrents e links magnéticos, né? Afinal, todo mundo fala que assiste a série X, baixa o filme Y e faz o download do disco Z, tá na hora de você conseguir fazer isso também. Ainda bem que existe o Vai Lá e Faz pra te ajudar!

Torrent, além de ser um município espanhol colado com Valência (conhecimento inútil do dia), é também o nome de um tipo de arquivo digital. Ele guarda informações sobre a localização de partes de outros arquivos e, em conjunto com um programa, consegue puxar essas partes para fazer o download do arquivo inteiro.

Ou seja, para conseguir baixar um disco, uma série ou um filme de forma mais rápida, você antes precisa fazer o download de um arquivo menorzinho, o tal do torrent.

Funciona como o Megazord. Cada pedaço da sua música preferida é um Power Ranger diferente, um arquivo torrent sabe o endereço de cada um dos cinco e, quando aparece um vilão perigoso e imenso (no caso, quando você joga o arquivo no programa certo), vai juntando todo mundo e constrói um herói/arquivo só.

Primeiro você precisa de um programa para abrir os torrents. Existem algumas opções por aí, porém o mais recomendado costuma ser o uTorrent, com seus pequeninos 2.7mb.

PRA COMEÇAR:

Faça o download de um programinha que monte Megazords… quer dizer, que abre torrents e baixa arquivos. Clica aqui: http://www.utorrent.com/

Depois de baixar o programa, essa é a carinha dele:

utorrent

Com o programa instalado, é hora de procurar os torrents que trazem as informações dos arquivos que você quer baixar.

SITES DE TORRENT

Perguntei para meus amigos do facebookson as melhores opções para encontrar os arquivos de torrents, as cinco mais votadas foram essas aqui:

http://www.isohunt.com
http://www.eztv.it (para seriados, principalmente)
http://www.thepiratebay.se (um dos mais famosos)
http://www.kat.ph
http://www.movies.io (bom para filmes)

Usando a caixa de busca de qualquer um desses sites, você pode procurar os arquivos torrents de filmes, seriados, álbuns ou qualquer outro tipo de conteúdo que queira baixar.

PASSO A PASSO:

1 – Procure o filme, seriado ou álbum na área de busca do site escolhido;

piratebay

Busca do Pirate Bay.

2 – Escolha o torrent que você quer baixar;

piratebay

3 – Clicando no nome do torrent, você chega nessa tela aqui;

piratebay

Não se engane com esse botão imenso, berrante e danadinho escrito DOWNLOAD. Não é por aí que você baixa a torrent. Essa é a hora de clicar em “GET THIS TORRENT” que fica logo abaixo.

4 – Inicie o download;

Uma caixa de diálogo do programa de torrent vai abrir pedindo para você escolher um lugar para salvar o arquivo final. (Pode ser que o programa de torrent não abra o arquivo automaticamente, então você precisaria baixar o torrent em alguma pasta do seu computador e clicar no arquivo para abrí-lo no programa.)

caixadialogo

Agora é só clicar em “OK” e esperar a mágica acontecer.

5 – Termine seu download;

O programa vai abrir o arquivo de torrent e usá-lo para montar o Megazord. Na prática, você acaba fazendo o download de dois arquivos: um pequenininho, que é o próprio torrent, e o maior, que é o arquivo final do filme, seriado ou álbum de música.

downloading

Quando a barrinha de “done” estiver verde e escrito “100%” é porque o download terminou!

 DICAS PARA ESCOLHER O TORRENT CERTO:

A gente já sabe que torrent é um arquivo que carrega o endereço de partes de outros arquivos e junta todos eles em um só, mas também é legal saber como identificar quando um torrent vale a pena e quando não é bem o que queremos.

CÓDIGOS DE VÍDEO, ÁUDIO E QUALIDADE

Os arquivos torrent, principalmente os de filmes e séries usam alguns códigos para identificar a qualidade, a resolução, o tipo de áudio e outras informações relevantes para você, que quer montar logo seu Megazord.

Os mais encontrados são:

CAM – É quando o filme é captado no cinema, usando um tripé e uma câmera de mão. (ou seja, fuja!)

DVDRip – De boa qualidade, o DVD Rip é quando o filme é uma cópia do lançamento final do DVD.

Blu-Ray Rip (BRRip) – Duh, aplica a lógica do DVD Rip. É a mesma coisa, porém copiado do Blu Ray.

HDDVDRip – Qualidade incrível, dá até pra ver os poros dos atores. É tipo o DVD Rip, porém em HD.

720p ou 1080p – É o número de linhas verticais (isso eu copiei de um outro tutorial, não tenho ideia do que significa ser “o número de linhas verticais”, mas vou cair no óbvio e dizer que quanto maior, melhor.)

AVI, MPEG, RM, RA, RMVB, MOV, etc.: São formatos de vídeo, não vale a pena se preocupar muito com isso, por enquanto. Programas tipo o VLC costumam rodar a maioria destes formatos.

Existem muitos outros, inclusive códigos que mostram quem criou a torrent, quem criou o arquivo, se tem legendas ou não, etc. Aliás, essa coisa das legendas também pode ser interessante para quem não fala inglês ou quer assistir filmes em outras línguas, mas também é outro assunto que merece um post exclusivo.

SEEDERS X LEECHERS

A maioria dos sites de torrent vai mostrar dois números diferentes sempre que você fizer uma busca, indicando a quantidade de seeders e leechers de cada arquivo.

Seeders são os usuários que já tem o arquivo inteiro e conseguiram montar o Megazord, enquanto os leechers são usuários com só um, dois, três ou quatro Power Rangers.

A regrinha básica é, quanto mais seeders e menos leechers, melhor o torrent. Se um arquivo tiver muitos leechers e poucos seeders, vale procurar outros, pois corre o risco de você ficar com um Power Ranger faltando e não conseguir baixar o arquivo final inteiro.

Normalmente, identifica-se o número de seeders e leechers já na área de busca do site de torrents. É só procurar um S e um L ou um SE e LE.

seeders

Quanto mais seeders, melhor!

Ufa, esse foi longo, né? Se vocês ainda tiverem dúvidas, podem comentar, mandar e-mail ou sinal de fumaça. Agora vão lá, façam, divirtam-se e contem pra gente como foi.

Comentários:

  • http://perdidonaweb.net in_darkness

    Uma dica para não aparecer esses anuncios é usar a extensão adblock (Firefox e Chrome)

  • EUMESMO

    Eu não perco tempo com estes sites, prefiro ir no manicomio share, que já tem os torrents todos conferidos, de ótima qualidade e vc baixa com segurança.

    • juca

      Loser. Ganhei um convite e até hoje não baixei nada. Motivo? Só tem blockbuster, o mesmo tipo de material que você encontra procurando no Google. Poucos seeds e nada de arquivos raros.

  • EUMESMO

    Ah desculpe….ótimo tutorial

  • Emanoelfernandes

    se em 2012 nego não sabe usar torrent deveria cancelar internet

  • china.

    pode crer, ja baixei mais de 3 teras no manicomio share e nunca mas nunca perdi uma midia por causa de arquivo corrompido.

  • Stravios

    Emanoel, vamos respeitar, a intenção dela é de ajudar, e foi muito bem feito, se alguem ia cancelar a internet por não saber usar torrent, agora não precisa mai =)

  • Pingback: Arrume seus Arquivos

  • Pingback: 3 documentários incríveis pra assistir no fim de semana - Supremas

  • vieira

    valeu cara vc realmente foi o unico que realmente explicou tudo

  • Pingback: 7 dicas pra quem tá solteira no dia 12/06

  • rose Malmsteen

    melhor explicaçao ate agora!

  • Achernar